Como Lidar com as "Karóis" no local de trabalho
Imagine um funcionário de supermercado ou um bancário, pode ser um atendente de farmácia também, um colaborador da sua empresa, que é:
1️⃣-Alvo de piadas e risadas dos colegas ou do chefe de maneira repetitiva e prolongada, com o objetivo de atingir a honra e a imagem do empregado;
2️⃣-É alvo de fofocas pelos colegas de trabalho;
3️⃣-Sofre Ameaças, ofensas, sugestões humilhantes e até o isolamento;
Sim, as pessoas tóxicas no trabalho existem.
Todas as medidas de constrangimento, sendo ela de ordem sexual, moral, intencional de causar lesão à imagem ou à honra, possuem uma única finalidade: causar dano moral e à dignidade da pessoa, sendo o ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.
O empregado, vítima de assédio moral, pode e deve procurar a Justiça do Trabalho, pleiteando a indenização relativa ao dano moral.
As práticas de assédio moral são, geralmente, enquadradas no artigo 483 da CLT, que determina que o empregado poderá considerar rescindido o contrato de trabalho.
Dicas para criar um plano eficiente de lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho:
1️⃣- Limite sua exposição a essa pessoa (o máximo que puder)
2️⃣- Não sofra em silêncio
3️⃣- Cuide de si mesmo
A melhor forma de lidar com esta questão é implementação de práticas preventivas, contudo, nem sempre isso ocorre. Caso uma empresa identifique, ou desconfie, de caso (s) de assédio moral, existem mecanismos de minimizar as consequências e enfrentar o problema.
Se existir uma permissividade de condutas impróprias dentro do ambiente profissional, dificilmente será possível coibi-las de forma eficiente. É preciso que os colaboradores, gestores e sócios estejam cientes de que condutas assediantes não serão toleradas, havendo sanções.
É importante contar com formas graduais de disciplinar colaboradores que tenham comportamento inadequado. Isso também permite uma proporcionalidade nas sanções, protegendo a empresa de eventuais processos judiciais por aqueles profissionais que venham a ser demitidos em razão de suas condutas impróprias.
Como a empresa pode prevenir casos de assédio moral?
Em casos de assédio no ambiente de trabalho, ouvir a vítima e tratá-la com respeito é de extrema importância, porque o descrédito pode aumentar os danos e os riscos para a empresa. Neste caso, o ideal é que a empresa esteja preparada para investigar a denúncia e, se constatada conduta inadequada de qualquer pessoa, tomar as medidas jurídicas necessárias, como, por exemplo, advertências, suspenção ou até dispensa por justa causa, a depender da gravidade do assédio identificado. Vale destacar, ainda, que tanto a intimidade das pessoas envolvidas, quanto o caso denunciado à empresa, devem ser tratados com sigilo para não potencializar as consequências.
Existem diversos meios de prevenir e coibir práticas assediantes no ambiente de trabalho. Zelar e garantir uma cultura institucional que promova a diversidade e tolerância entre colaboradores não apenas auxilia na redução de riscos jurídicos e financeiros, como também melhora o clima, a produtividade e o ambiente de trabalho. Assim, é possível desenvolver um ambiente propício para melhores resultados e ganhos, com colaboradores motivados e alinhados com a visão e cultura da empresa.
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