Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como Lidar com as "Karóis" no local de trabalho

Publicado por Erika Verde
há 3 anos

Imagine um funcionário de supermercado ou um bancário, pode ser um atendente de farmácia também, um colaborador da sua empresa, que é:

1️⃣-Alvo de piadas e risadas dos colegas ou do chefe de maneira repetitiva e prolongada, com o objetivo de atingir a honra e a imagem do empregado;

2️⃣-É alvo de fofocas pelos colegas de trabalho;

3️⃣-Sofre Ameaças, ofensas, sugestões humilhantes e até o isolamento;

Sim, as pessoas tóxicas no trabalho existem.

Todas as medidas de constrangimento, sendo ela de ordem sexual, moral, intencional de causar lesão à imagem ou à honra, possuem uma única finalidade: causar dano moral e à dignidade da pessoa, sendo o ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.

O empregado, vítima de assédio moral, pode e deve procurar a Justiça do Trabalho, pleiteando a indenização relativa ao dano moral.

As práticas de assédio moral são, geralmente, enquadradas no artigo 483 da CLT, que determina que o empregado poderá considerar rescindido o contrato de trabalho.

Dicas para criar um plano eficiente de lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho:

1️⃣- Limite sua exposição a essa pessoa (o máximo que puder)

2️⃣- Não sofra em silêncio

3️⃣- Cuide de si mesmo

A melhor forma de lidar com esta questão é implementação de práticas preventivas, contudo, nem sempre isso ocorre. Caso uma empresa identifique, ou desconfie, de caso (s) de assédio moral, existem mecanismos de minimizar as consequências e enfrentar o problema.

Se existir uma permissividade de condutas impróprias dentro do ambiente profissional, dificilmente será possível coibi-las de forma eficiente. É preciso que os colaboradores, gestores e sócios estejam cientes de que condutas assediantes não serão toleradas, havendo sanções.

É importante contar com formas graduais de disciplinar colaboradores que tenham comportamento inadequado. Isso também permite uma proporcionalidade nas sanções, protegendo a empresa de eventuais processos judiciais por aqueles profissionais que venham a ser demitidos em razão de suas condutas impróprias.

Como a empresa pode prevenir casos de assédio moral?

Em casos de assédio no ambiente de trabalho, ouvir a vítima e tratá-la com respeito é de extrema importância, porque o descrédito pode aumentar os danos e os riscos para a empresa. Neste caso, o ideal é que a empresa esteja preparada para investigar a denúncia e, se constatada conduta inadequada de qualquer pessoa, tomar as medidas jurídicas necessárias, como, por exemplo, advertências, suspenção ou até dispensa por justa causa, a depender da gravidade do assédio identificado. Vale destacar, ainda, que tanto a intimidade das pessoas envolvidas, quanto o caso denunciado à empresa, devem ser tratados com sigilo para não potencializar as consequências.

Existem diversos meios de prevenir e coibir práticas assediantes no ambiente de trabalho. Zelar e garantir uma cultura institucional que promova a diversidade e tolerância entre colaboradores não apenas auxilia na redução de riscos jurídicos e financeiros, como também melhora o clima, a produtividade e o ambiente de trabalho. Assim, é possível desenvolver um ambiente propício para melhores resultados e ganhos, com colaboradores motivados e alinhados com a visão e cultura da empresa.



  • Sobre o autorAdvogada Trabalhista, Consultoria e Assessoria Preventiva
  • Publicações55
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações86
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-lidar-com-as-karois-no-local-de-trabalho/1170499830

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)